Tudo Sobre a Beleza

CUIDANDO DA SUA BELEZA DE UMA FORMA HOLÍSTICA
Alimentação Solar

Proteção Solar Facial e a Alimentação para uma Pele mais Bonita

Com todas as mudanças climáticas acontecendo no nosso planeta fica difícil nos protegermos do sol e curtir um dia ensolarado sem sofrer com as consequências. Infelizmente a tendência é termos dias mais quentes e temperaturas cada vez mais altas. Tomamos todo o cuidado em passar protetor solar, beber água o suficiente para não ficarmos desidratados e mesmo assim voltamos para casa com a pele queimada, muitas vezes com mal-estar causado pela desidratação e ficamos pensando porque não fizemos isso ou aquilo para evitar que isso acontecesse.

Não é um bom sinal se essa situação acontece repetidamente pois sua pele está sofrendo um efeito cumulativo do sol e mesmo que achamos uma pele bronzeada bonita, ela envelhecerá muito mais rápido se não forem cuidadas do jeito certo.

O protetor solar tem a função de proteger a pele contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA e UVB podem prejudicar a pele se não tomarmos certos cuidados e por conta disto precisamos usar protetores solares e evitar vários problemas causados pelo sol. O protetor solar também ajuda a evitar o câncer de pele assim como prevenir a flacidez, manchas escuras na pele e as tão temidas rugas.

De acordo com dermatologistas a proteção minima que devemos utilizar em nosso corpo é o FPS15 e pode ir até o FPS30, acima disso o efeito será o mesmo. Claro que no nosso rosto vale a pena investir em um FPS30 pois a nossa pele é bem mais sensível e fina do que o resto do corpo. Abaixo você encontrará os meus protetores solares favoritos que recomendo para qualquer tipo de pele e com a tecnologia disponível hoje em dia conseguimos encontrar protetores solares com ingredientes de tratamento e hidratantes faciais com proteção solar também.

 

 

Os protetores solares da Clarins acima são excelentes para proteger a sua pele do sol e tratar dela ao mesmo tempo. Possui ativos antipoluição sendo ideal para nós que moramos em grandes cidades e temos que lidar com todo tipo de poluição. Disponível em três versões, você pode escolher o para pele bem clarinha (fairness), o rosinha para dar um efeito luminoso na pele (rosy glow) ou o sem cor translúcido (translucent). Esses estão disponíveis aqui nos Estados Unidos mas na Sephora do Brasil você pode encontra-los mais fácil, porém como ele vende demais quase sempre está indisponível. Aqui nos Estados Unidos ele custa em torno de $45,00 dólares.

A marca asiática Dr. Jart + faz vários produtos faciais maravilhosos e um deles que amo de paixão é este BB Cream Beauty Balm com proteção solar FPS45. Esse está entre os meus favoritos. Textura leve, parece um hidratante e você não sente que está com base apesar de ele ter uma leve coloração. Sua formulação contém serum que age como tratamento profundo para a pele, ativos clareadores, protege a pele contra agressões externas, promove mais firmeza e elasticidade. Infelizmente este produto é difícil de achar no Brasil, mas encontrei esse site Noguchi Cosméticos que oferece uma gama de produtos asiáticos bastante interessante e acredito que vale a pena tentar, mas aqui encontrei na Sephora por $39,00 dólares. Esse produto rende bastante, então vale a pena o investimento. A maquiagem fica linda por cima deste BB cream.

Como sou fã das marcas asiáticas pois estas funcionam muito bem na minha pele que é um pouco oleosa e em outros tipos de pele também, não poderia deixar de falar sobre este protetor acima da marca Holika Holika Make up Cream que funciona como protetor e como base. A textura é super cremosa e para quem gosta de uma pele cm um toque um pouco mais branquinho, fica lindo! Contém seis extratos de frutas em sua formulação: tomate, melão, grapefruit, laranja, apricot e papaia para proteger e suavizar a pele. Tenho usado este protetor a muito tempo e sempre que está perto de acabar eu já compro outro para me garantir. Este eu comprei pelo site do Amazon e custa em torno de $13,00 dólares, super acessível pelo que ele faz e dura muito também. Você pode aplicar maquiagem após se desejar.

Já experimentei muitas marcas de protetor solar de mercado e essas são as que eu mais gosto até agora. Os cosméticos asiáticos dão muito certo nas peles das brasileiras ao contrário de algumas marcas de países mais gelados que a formulação tende a ser um pouco mais carregada e acabamos não tendo o resultado que gostaríamos. Já comprei muitos produtos para chegar nestes acima e não troco! Claro que como sou fanática por cosméticos continuo comprando os lançamentos que acho que pode dar certo para mim e vou compartilhando com vocês o que eu achei.

 

Dicas de como cuidar da pele antes e durante a exposição ao sol

  • Antes de sair de casa lave bem o rosto com um sabonete líquido adequado para o seu tipo de pele para remover bem a sujeira e deixar ela pronta para passar o protetor solar. Aplicar o protetor por todo o rosto meia hora antes de sair de casa, não esquecer o pescoço, colo e as mãos, pois muitas pessoas esquecem dessas partes e elas envelhecem também. Pessoas que possuem pele seca podem aplicar um hidratante facial antes do protetor solar mas quem tem pele oleosa como eu, aconselho pular esta etapa. Se você for passar o dia na praia, também deve-se aplicar o protetor solar por todo o corpo meia hora antes para que o protetor seque bem na pele e comece a agir.
  • Escolher um protetor solar de acordo com o seu tipo de pele: seca, normal, mista ou oleosa. Cada um tem uma formulação diferente e precisamos testar qual é o melhor e mais adequado. Hoje em dia encontramos uma variedade imensa de protetores solares com tratamento, hidratantes faciais com proteção solar e até mesmo os com base e primers.
  • Se você estiver trabalhando, retocar o protetor solar a cada quatro horas. Não se esqueçam que as lâmpadas do escritório e a luz vindo do monitor do celular também envelhecem a nossa pele. Passar um dia fora passeando e exposto ao sol é o mesmo que passar um dia na praia, neste caso melhor retocar a cada duas horas. Lenços umedecidos podem ser uma boa opção quando for retocar o produto, as vezes não temos acesso a água e sabonete para limpar os resíduos do protetor e os lencinhos são ótimos para isso.
  • Águas termais também são ótimas para aplicar na pele sempre que você desejar refrescar e estiver um dia muito quente. Essa águas possuem vários minerais que são ótimos para a pele mantendo a hidratação na medida certa. Pode ser aplicada por cima da maquiagem também.
  • Uma vez por semana é uma boa ideia esfoliar o rosto com um esfoliante suave para remover as impurezas da pele tais como cravos, células mortas e outras sujeiras como poluição da nossa pele, mas tomar cuidado se você tiver a pele muito sensível pois pode deixá-la ainda mais sensível e ajudar na formação de cravos, e se esse for o seu caso esfoliar somente uma vez por mês. Opte por esfoliantes mais naturais e menos industrializados.
  • Tomar bastante líquido durante o dia, de preferência água, água de coco, suco de frutas, suco verde, mas não vale os de caixinha pois não tem quase nada de fruta ali e muito açúcar. A falta de líquido no organismo pode causar dores de cabeça e mal funcionamento do organismo. Quando sentimos sede quer dizer que já estamos no estágio de desidratação avançado, por isso é importante beber água durante o dia todo.
  • Em dias muito quentes optar por roupas mais leves e cores claras. Escolher a roupa certa faz toda a diferença, nos mantêm mais frescos e nos protege do sol também.

 

E como a alimentação influencia na proteção da nossa pele:

Eu acredito que uma pele saudável é resultado de uma série de fatores que quando feitos em conjunto traz um ótimo resultado para a nossa pele e saúde. Na minha opinião e experiência, não são somente os cosméticos que garantem a beleza de uma pele, pois esses produtos foram criados para cuidar da parte externa da pele, eles são usados para realçar a beleza de uma pele ou até mesmo camuflar imperfeições. A maquiagem fica muito mais bonita e uniforme quando a nossa pele está limpa e saudável. Uma alimentação boa e variada pode garantir tudo o que o organismo precisa para fazer com que a sua pele fique mais jovem e bonita.

 

Seguem algumas dicas de como podemos fazer isso:

A beleza da pele começa com uma boa alimentação, ela vem de dentro para fora. Se comermos os alimentos certos, estes nos ajudarão a combater os radicais livres, produzir colágeno e como resultado ter uma pele mais luminosa, limpa e saudável. Se pararmos para pensar, nós somos o que comemos e a nossa pele reflete a forma de como nos alimentamos e a má alimentação também reflete em como nos sentimos no dia a dia. Pare para pensar, quando comemos mal, nos sentimos mau humorados, sem disposição, sonolentos além de ganharmos mais peso. Além dos alimentos não podemos esquecer que a água tem um papel importante na beleza da pele, pois sem ela teremos problema de desidratação ajudando na formação de rugas precoces além de deixar as funções do nosso organismo mais lentas.

A seguir descrevo os alimentos que acredito e tenho usado em minha cozinha para combater esses problemas e garantir uma pele luminosa e firme, então vamos lá…

  • Verduras: espinafre, couve, salsinha, brócolis são alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo e como resultado uma pele mais viçosa. Além disso é rico em fibras que também ajudam a limpar as toxinas do nosso organismo. Também possuem uma quantidade generosa de proteínas, sendo ideal para os veganos. Gosto de fazer meus sucos verdes pela manhã utilizando uma variedade de folhagens ou no intervalo das refeições pois assim também garanto minha clorofila e quanto mais verde escuro for as folhas maior a quantidade. Saladas são uma ótima opção mas se você decidir refogar fique atento para não cozinhar demais pois ela pode perder os nutrientes e vitaminas no processo. A dica é cozinhar até o ponto “al dente”, que quer dizer nem muito cru e nem muito cozido.
  • Frutas Vermelhas: framboesa, cereja, mirtilo, cranberry, morango e outras mais são ricas em antioxidantes super potentes que ajudam a combater os radicais livres agindo como anti-idade para a pele. São poderosos anti-inflamatórios para o corpo e sempre que for possível comprar orgânico, pois as frutas convencionais possuem pesticidas e outros tipos de venenos e desta forma estaríamos colocando mais radicais livres em nossos organismos. Começo a incluir as frutas logo no meu café da manhã com a minha aveia para ficar ainda mais interessante e gostoso. Sempre consumo frutas no meio do dia e de preferência diferentes do café da manhã. A dica aqui é variar para que você consuma diferentes vitaminas e minerais durante o dia e dando ao corpo o que ele precisa para o seu bom funcionamento.
  • Frutas Cítricas: tais como laranja, limão, grapefruit, mexerica, entre outras possuem alta concentração de vitamina C além das fibras. Essas frutas ajudam a limpar a pele e melhorar a parte imunológica protegendo o corpo contra resfriados e alergias. As frutas cítricas devem ser consumidas todos os dias pois elas são ótimas aliadas para a nossa saúde. A vitamina C contida nelas ajudam na formação de colágeno na pele e também a combater os radicais livres. Quando estamos estressados, a primeira vitamina que se vai do nosso organismo é a vitamina C, por isso e uma ótima ideia consumir elas ao longo do dia em vez de uma vez só. Aconselho a consumi-las nos intervalos das refeições para a sua melhor absorção e não esquecer de lavar bem as mãos após pois as cascas contém óleo essencial e podem manchar a pele quando estamos expostos ao sol.
  • Oleaginosas: noz-pecã, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, entre outras tantas são fontes de bons óleos que são essenciais para a beleza da pele. São riquíssimas em sais minerais, proteínas e vitaminas que o corpo necessita para o seu fortalecimento. Neste caso, as oleaginosas podem ser consumidas durante as ou nos intervalos das refeições como um lanchinho e também aconselho consumir diferentes variedades para que possamos nos beneficiar das suas propriedades. Como algumas oleaginosas perdem suas propriedades quando cozidas, é melhor comê-las cruas, quanto menos processada melhor.
  • Cereais e grãos: aveia, chia, quinoa, amaranto, barley, entre outras possuem propriedades rejuvenescedoras, ricas em proteínas, combatem a cellulite, regulam o intestino, reduzem as inflamações das células, reduzem o colesterol e os seus benefícios não param por aí. Confesso que todas elas são ótimas e difícil de dizer qual é a minha favorita, elas possuem inúmeros benefícios e minha pele melhorou muito depois que comecei a incluir elas nas minha alimentação. Você pode consumir em iogurtes, preparar mingau, pães, bolos e vitaminas.
  • Temperos: manjericão, salsinha, orégano, alecrim e outras ervas frescas são ervas aromáticas ricas em óleos essenciais e vitaminas como A, C, K, E além de oferecer diversos benefícios para a nossa saúde. São desintoxicantes, antisépticos, reduzem o inchaço, melhoram a digestão, trazem benefícios para os ossos também além de limparem a pele. Os temperos devem ser utilizados frescos sempre que for possível, pois conseguimos garantir as suas propriedades. A salsinha costumo utilizar também nos meus sucos verdes e lembre-se que se forem preparar o suco verde, utilizar somente as folhas frescas e de preferências as mais novas.

 

Outras dicas interessantes sobre os alimentos:

  • Lavar os alimentos que não são orgânicos com vinagre de maçã para limpar frutas e verduras de pesticidas e outros tipos de venenos antes de consumi-las.
  • Quando comprar verduras sempre dar preferência para os pés menores e os brotos, pois a concentração de vitaminas, minerais e nutrientes são mais altas do que as folhas mais velhas.
  • Sempre que possível consumir alimentos orgânicos pois assim o corpo não terá que lidar com os radicais livres causados pelos alimentos cheios de pesticidas e venenos.
  • Utilizar as cascas dos alimentos sempre que possível, muitas vezes as cascas tem mais benefícios do que os alimentos em si.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *