Tudo Sobre a Beleza

CUIDANDO DA SUA BELEZA DE UMA FORMA HOLÍSTICA
Alimentação Beleza Interna - Dentro para Fora Mãos e Unhas

As Maravilhas da Abóbora – Saúde e Cosméticos

A abóbora é um fruto que vem da aboboreira sendo nativo da América do Sul e muito consumida nos lares brasileiros. É relativamente barata e podemos fazer várias receitas a partir dela sendo um alimento muito saboroso e super rico para a nossa saúde. Como sempre gosto de focar na saúde, estou sempre em busca de superalimentos ou como é conhecida aqui nos Estados Unidos, os ” superfoods”. Para um alimento ser considerado superfood ele precisa conter determinados nutrientes assim como suas habilidades de mudar a nossa saúde. Esses nutrientes podem ser fitoquímicos naturais do próprio alimento e outras propriedades únicas que nela pode conter, e a abóbora se destaca neste quesito. A abóbora tem sido bastante valorizada pelas suas propriedades e não são somente utilizadas na cozinha, é utilizado em cosméticos e as pessoas também usam como objetos de decoração virando até símbolo do famoso Halloween.

Uma certa vez fui para um evento em Chicago e pela primeira vez experimentei o “Pumpkin Spice Latte” e confesso que me apaixonei. Esta bebida é apaixonante e chega a viciar facilmente de tão bom que é. No caso nesta receita, além da abóbora eles colocam canela, noz-moscada, cravo entre outras especiarias que também fazem maravilhas para a nossa saúde. Adoro combinações de especiarias e pensar que elas trazem vários benefícios para a nossa saúde me faz tomar esta bebida sem culpa alguma.

Não só consumimos a abóbora como as suas sementes também, são deliciosas especialmente quando torradas no forno. São ótimos petiscos e altamente benéficos devido ao seu valor nutricional. Olha quanta coisa uma sementinha de abóbora tem e acredito que depois que você ver seus benefícios você irá comprá-las o quanto antes! A semente de abóbora é rica em vitaminas A, B1, B2, C e E, ácido fólico e linolêico, niacina, ferro, cobre, manganês, cálcio, zinco, selênio e potentes antioxidantes. Tudo isso é encontrado nas sementes de abóboras, não é fantástico? É muito importante criarmos o hábito de comermos sementes todos os dias e quanto mais variedade consumirmos melhor serão os benefícios para a nossa saúde de uma forma geral.

Já encontrei óleo de abóbora para comprar em supermercados e fica muito gostoso colocar em saladas. Ele é feito a partir das sementes da abóbora e é conhecido como o ouro verde, sendo bastante rico, viscoso e denso. Um óleo extremamente saudável contendo muitos nutrientes que ajudam a melhorar nossa parte imunológica, rico em ácidos graxos essenciais assim como vitaminas e sais minerais. Por ser um óleo bastante delicado, não deve ser usado em frituras mas sim em saladas.

O aquecimento do óleo fará com que as propriedades nutricionais se percam. As propriedades deste óleos são inúmeras e olhe para quanta coisa ele serve: ajuda a baixar a pressão arterial, protege o sistema cardiovascular contra doenças, poderoso antioxidante, diurético, ajuda a aumentar a produção de leite materno, ajuda a matar e expelir os vermes intestinais, reduz as inflamações do nosso corpo, ajuda a tratar insônia, hidrata a pele, ajuda a tratar problemas da próstata, evita o acúmulo desnecessário de líquidos no organismo, auxilia em problemas urinários, cuida da artrite e a lista não tem fim.

A abóbora em si também possui propriedades excelentes para a nossa saúde e para o mundo dos cosméticos também. Ela é utilizada em produtos para evitar calvice, em produtos de tratamento para cabelos, produtos faciais e corporais anti-idade, além de outros segmentos. A razão de ela ser usada e estar sendo bastante procurada é por ela conter uma alta concentração enzimática que permite transformar a pele através de tratamentos específicos. Muitas esteticistas aqui em Miami usam produtos a base de abóbora para fazer uma leve esfoliação na pele. Por ela ser rica em enzimas especiais, ela esfolia a pele suavemente e as poucos, proporcionando um brilho na pele fantástico deixando-a revitalizada e luminosa. Pode ser utilizado por todos os tipos de pele e não há restrições. Também vale a pena comentar que por ela conter uma mega dose de vitamina A, que ajuda a proteger as células danificadas pelos radicais livres causados pela exposição ao sol, ela também ajuda a combater o efeito tóxico causado pela poluição e ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A vitamina A é tão poderosa que ajuda a acelerar a renovação celular revelando uma pele mais radiante com células renovadas. Como suas propriedades provocam esta renovação celular é aconselhável usar um fator de proteção solar alto para evitar que a pele nova seja danificada e manchada pelos raios ultravioletas. Os benefícios para a pele não param por aí, também ajuda a tratar melasmas fazendo com que elas venham para a superfície da pele e esfoliando-as aos poucos, ela ajuda a igualar os tons de pele fazendo ela ficar mais uniforme e cuida da hiperpigmentação de uma forma geral. As peles que são acnêicas também se beneficiam deste tratamento fazendo com que a pele fique mais equilibrada.

A esfoliação feita com as enzimas da abóbora não só ajudam a remover células mortas da pele mas também potencializam a penetração dos tratamentos que vem logo na sequência, como máscaras faciais anti-bacterianas, serums anti-inflamatórios, óleos faciais que tem a função de revitalizar, hidratar ou equilibrar a pele pois por ele conter zinco em sua composição, ele acelera o processo de cicatrização e também deixa os poros mais limpos fazendo com que seja mais difícil o desenvolvimento da acne.

Outra grande vantagem de usar produtos que contenham as propriedades da abóbora é a sua quantidade de ácidos graxos presentes nela. Precisamos de ácidos graxos na nossa dieta e são essenciais para a nossa saúde. O corpo humano não consegue produzir esse ácido graxo e é por isso que precisamos consumir de fontes como a abóbora. Ácidos graxos da abóbora são excelentes quando presentes em cosméticos como protetor solar, produtos de make up pois ajuda nas funções da pele e cria uma camada protetora que inclui o controle de bactérias presentes na nossa pele, mantém a hidratação na medida certa e protege contra alergênicos e outros ingredientes que podem causar irritação. A medida que as pessoas envelhecem, estas barreiras diminuem fazendo com que desenvolvemos facilmente as rugas, pois a pele perde muita água no processo de envelhecimento.

Precisamos de mais razões para incluir tanto a abóbora na nossa dieta quanto usar cosméticos que contenha esta maravilha? Se você precisa de um estímulo para começar a consumir esta delícia, muitas receitas podem ser encontradas na internet e você pode optar em incorporar em pratos doces ou salgados, você escolhe.

Quanto a cosméticos à base de abóbora, dê uma olhada na LUSH que lá você já encontra produto a base de abóbora. Eles possuem um creme para as mãos feito à base de semente de abóbora orgânica e chama-se Handy Gurugu e custa R$69.60 por 100 gramas no site deles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *