Tudo Sobre a Beleza

CUIDANDO DA SUA BELEZA DE UMA FORMA HOLÍSTICA
Beleza Interna - Dentro para Fora Bem-Estar

O Poder do Sono

Desde a infância os nossos pais nos diziam para irmos para a cama mais cedo e tirar cochilos durante o dia, e você já parou para pensar por quê? Há várias razões e é sobre isto que estarei falando a respeito neste artigo.

A nossa sociedade está acelerada e cada vez mais nos desencorajam a descansar ou tirar horas e dias de folga, e muitas pesquisas mostram que descansar é essencial para a nossa saúde de uma forma geral e também para recarregar as nossas energias. Se você está perdendo o sono, sente sonolência durante o dia como consequência de uma noite mal dormida, aquela sensação de que está embriagado como se tivesse bebido algo e não consegue se concentrar, então é melhor você repensar nos seus hábitos e melhorar. A maioria das pessoas possuem dias corridos, agendas apertadas e acabamos indo para as nossas camas pensando em tudo que ainda temos para fazer e coisas que não conseguimos realizar, etc.

Nós sabemos bem que falta de sono não só nos faz sentir mais cansados, mas também pode nos colocar em um estado de fadiga que pode ser perigoso para a nossa saúde a ponto de causar acidentes, sentir mau humor, não conseguir fazer nosso trabalho bem e se continuarmos assim por muitos anos pode nos levar a doenças crônicas como obesidade, diabetes, pressão alta e também a depressão. A falta de uma boa noite de sono também faz mal para a pele, é por isso que algumas pessoas desenvolvem olheiras, inchaço nos olhos, acaba baixando o pH da pele fazendo com que ela fique com aspecto opaco, afeta o nível de hidratação da pele e a produção de colágeno diminiu. Com tudo isso, a pele se torna desiquilibrada o que leva a vermelhidão em algumas áreas e até ao desenvolvimento de acne.

Para as pessoas se manterem acordadas elas acabam tomando bebidas energéticas como Red Bull, café, chás ricos em cafeína e outros alimentos que oferecem algum tipo de energia para poder passar bem o dia. O problema é que o corpo estará sempre com o nível de cortisol alto devido ao estresse que as pessoas colocam no corpo delas. Quando estamos estressados e não conseguimos dormir, o corpo produz muito deste hormônio cortisol e outros relacionados ao estresse, que faz muito mal à nossa saúde e pode acelerar o envelhecimento. Se você não consegue ter uma boa noite de sono, tente tirar um chochilo durante o dia durante a sua folga, se for possível claro, desta forma você estará diminuindo a produção destes hormônios. Mas, quanto tempo precisamos para o corpo se recuperar em um chochilo? Um chochilo rápido de 20 minutos pode ser bastante benéfico para o corpo e ajudar a reequilibrar o organismo, mas se esse chochilo for afetar o seu sono a noite, então é melhor evitar. Algumas pessoas não conseguem dormir a noite por conta do cochilo que tiveram durante o dia. Cada organismo fuciona de forma diferente, enquanto algumas pessoas se sentem bem após 10 minutos de descanso, outras precisam mais de 20 minutos para se sentirem bem.

Coloco aqui alguns benefícios do cochilo:

–         Ajuda a equilibrar os hormônios naturalmente

–         Reduz aquela sensação de lentidão que bate à tarde

–         Melhora a saúde mental ajudando na concentração

–         Melhora a performance física

–         Fortalece o sistema imunológico

–         Ajuda a manter o corpo e a mente em estado alerta

–         Melhora o humor

–         Reduz o nível de cortisol no organismo

–         Ajuda a pensar mais rápido

–         Combate a fadiga

–         Reduz a ansiedade

 

Se você não conseguir tirar um cochilo durante o dia, eu sugiro que você tente ir para a acama uma hora mais cedo do que você está acostumado para relaxar a sua mente e corpo.

 

Eu compartilharei com vocês algumas coisas que eu faço para cair no sono mais rápido:

–         Faço uma lista de tarefas que tenho que cumprir no dia seguinte antes de ir para a cama, assim não fico pensando a respeito.

–         Leio um livro de preferência sobre um assunto que não me manterá acordada por muito tempo.

–         Faço uma xícara de chá de camomila antes de ir para a cama. Tomo uma xícara pequena para evitar várias visitas ao banheiro durante meu sono.

–         Uso alguns óleos essenciais para me ajudar a relaxar como a lavanda e o ylang ylang.

–         Se estou muito agitada por conta do trabalho, tomo melatonina para ajudar a dormir mais rápido.

–         Como uma banana antes de ir para a cama, sendo rica em magnésio ajudando a garantir uma boa noite de descanso.

–         Uso roupas comfortáveis.

–         Limpo a minha mente utilizando técnicas como visualizações de lugares bonitos.

–         Exercito meu corpo durante o dia para que os níveis de cortisol e hormônios do estresse estejam baixos a noite. Exercícios são importantes para o corpo combater doenças.

–         Evito todas as bebidas que contém cafeína antes de dormir, senão passarei a noite em claro.

–         Não levo meu telefone, tablet ou computador para o quarto, pois estes aparelhos podem estimular ainda mais a ansiedade.

–         Me certifico de que durmo em um quarto com cortinas escuras, temperatura ambiente e bem ventilado para que eu consiga ter um sono tranquilo e acordar durante a noite.

–         Recomendo checar seu travesseiro e colchão para garantir que sua cabeça e seu corpo estão tendo o apoio neessário.

 

Alguns alimentos e suplementos ajudam a estimular o sono:

–         Bananas: São excelentes fonte de magnésio e potássio, ajudando a relaxar os músculos. Também contém triptofano que é convertido em serotonina e melatonina, sendo hormônios importantes para acalmar o corpo.

–         Aveia: É um carboidrato complexo que aumenta a disponibilidade de triptofano na corrente sanguínea aumentando as chances de cair no sono.

–         Iogurte e Leite: Contém triptofano e cálcio sendo bastante eficaz na redução do estresse e na estabilização das fibras nervosas, incluindo as do cérebro.

–         Chá: A camomila é um chá que ajuda muito nessas horas, só evite tomar muito para não ter que ir ao banheiro várias vezes.

–         Amêndoas: Contém magnésio, melhorando a qualidade do sono e relaxamento do corpo e também é uma fonte rica em proteína ajudando a manter os níveis de açúcar estáveis enquanto estiver dormindo, e ajuda a reduzir a adrenalina enquanto melhora na digestão.

–         Colágeno: Rico em proteína, ajuda garantir uma melhor noite de sono, especialmente quando tomar antes de ir para a cama como os produtos com colágeno da empresa Americana Neocell. No Brasil existem empresas que produzem colágeno verisol como o da Mundo Verde e da Natus Vita.

–         Misturas adaptogênicas: A empresa Moon Juice produz um suplemente em pó chamado Dream Dust que ajuda a combater os efeitos do estresse ajudando a ter uma melhor noite de descanso.

–         Suplementos Naturais: O supermercado Wholefoods tem uma fórmula em cápsulas chamada Restful Sleep que possui raiz de valeriana na composição ajudando a cair no sono de forma natural, acalmando a ansiedade e ajudando a lidar com o estress. Você também pode encontrar fórmulas naturais em farmácias de manipulção no Brasil.

–         Magnésio: Cápsulas de magnésio ajudam muito a tratar de problemas relacionados ao sono e outras relacionadas à saúde. Eu tomo da marca Sundown mas existem outras marcas também.

 

O quê você precisa fazer para cair no sono? Compartilhe seus pensamentos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *